O setor farmacêutico tem vindo a sofrer inúmeras transformações ao longo dos últimos anos, acompanhando as evoluções da tecnologia, as alterações legislativas, as mudanças socioeconómicas. Um novo mercado, com novos players, novas formas de negociação e parcerias, uma nova forma de estar.

É neste sentido que surgem as Conferências MF Talks. Espaços de debate sobre os temas atuais que preocupam e desafiam diariamente os profissionais do setor farmacêutico, nomeadamente da indústria.

As Conferências MF Talks são organizadas pela revista MARKETING FARMACÊUTICO.

MF Talks "SAÚDE 2003-2033"

MF Talks: « O maior prejuízo no acesso ao medicamento em Portugal resultou de medidas administrativas»

Adalberto Campos Fernandes, ministro da Saúde do XXI Governo Constitucional, 2015-2018, afirmou que «o maior prejuízo no acesso ao medicamento em Portugal resultou de medidas administrativas», na conferência MF Talks “Saúde 2003-2033”, que se realizou no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa. Uma iniciativa, que celebrou o 15.º Aniversário da Revista MARKETING FARMACÊUTICO, entidade organizadora do evento.

«O maior prejuízo no acesso ao medicamento em Portugal resultou de medidas administrativas. Um situação que levou à explosão de mercados de terapêuticas de baixo preço e de grande efetividade ao fenómeno da exportação paralela, e finalmente à degradação de situações económicas de pequenas farmácias que prestavam serviço público em zonas muito carenciadas», referiu o também professor ENSP UNL, perante uma plateia com cerca de 100 pessoas.

Adalberto Campos Fernandes fez questão de frisar que «os velhos problemas com as mesmas soluções tendem a reproduzir os mesmos resultados». O especialista em Saúde Pública defende, por isso, que reduções administrativas de preços transversais é um erro na área do medicamento e da inovação. «Um erro que eu não concordo e nunca apoiarei», sublinha.

Ler mais

MF Talks 2018

«Quando passarmos a tratar o utente como cliente a equação de valor muda»

Durante a conferência MF Talks: Value Chain Transformation, Crespo de Carvalho, professor na Nova Business & Economics e key speaker do evento, explicou que a equação de valor mudará quando o utente passar a ser tratado como cliente.

«Se eu educar e formar o utente, este passa a cliente. E quando assim é, passa a ter as opções de escolha na sua mão. Aí todos os players têm de se adaptar às necessidades do cliente e não “empurrar” na cadeia aquilo que acha ser o valor que o cliente vai querer», rematou em entrevista ao portal NETFARMA.

Mas por vezes «é mais fácil investir num medicamento do que em informação para os utentes ou para os profissionais», lembrou Armando Alcobia, diretor de serviços farmacêuticos do Hospital Garcia de Orta.

Ler mais

MF Talks 2017

Transformar a venda de produtos e serviços em conhecimentos

«Os negócios serão bem-sucedidos se a venda de produtos e serviços for transformada em venda de conhecimentos», defendeu Vicente Rodrigues, ontem, durante a Conferência MF Talks, subordinada ao tema “Sales Transformation”.

Para o key speaker do evento, organizado pela revista MARKETING FARMACÊUTICO, as vendas no setor da saúde são um «processo muito complexo», que envolve «muitos atores com motivações, interesses e necessidades diferentes».

Ler mais

INFARMED disponível para esclarecer startups sobre regulamentação de apps de saúde

«As startups têm de perceber que estão a desenvolver dispositivos médicos [apps] e que há regulamentação a cumprir. O INFARMED está disponível para ajudar nesse aspeto», explicou Helder Mota Filipe, membro do conselho diretivo do INFARMED, ontem, durante a conferência MF Talks, subordinada ao tema “Digital Health: Os desafios da regulação”.

O membro do INFARMED lembrou, ao longo da sua intervenção, que as empresas tecnológicas se estão a virar para a saúde, existindo, atualmente, uma grande proliferação de apps nesta área, que devem ser encaradas como dispositivos médicos.

Ler mais

MF Talks 2016

Edição especial reuniu especialistas em torno da “Digital Health”

«Haverá um momento em que será banal prescrever um medicamento com a respetiva app», afirmou Carlos Oliveira, professor convidado de Marketing e Brand Management, no ISEG, durante a edição especial das MF TALKS, subordinada ao tema “Digital Health”.

Ler mais

Patient Services debatidos pela IF e pela Farmácia

Os programas de apoio aos pacientes fornecidos pela Indústria Farmacêutica (IF) devem ser «orientados para melhorar resultados em saúde», mas as autoridades ainda os encaram com uma certa «desconfiança», esta foi uma das conclusões apresentada por Maite Artés, Managing Director, Adelphi Spain, durante a Conferência Mf Talks Patient Services: Serviços à medida do negócio, que decorreu no Pestana Sintra Golf Conference & Spa Resort.

Ler mais

Patient Centricity: Buzzword ou imperativo estratégico?

Esta foi a grande questão em debate no Pestana Sintra Golf Conference & Spa Resort, naquela que foi a primeira Conferência MF Talks de 2016. Durante cerca de quatro horas foram muitas as ideias partilhadas entre representantes da Indústria Farmacêutica, Farmácia Comunitária e estudantes de Ciências Farmacêuticas, com uma tónica comum: não há outro caminho a seguir, senão aquele que coloca o paciente no centro da ação e decisão.

Ler mais

MF Talks 2015

Os novos desafios da Indústria Farmacêutica

Como deve a Indústria Farmacêutica enfrentar os novos desafios e implementar mudanças? Esta foi uma das várias questões levantadas, durante a 2ª Conferência MF Talks – “THE SURVIVAL OF THE FITTEST”, uma iniciativa dinamizada pela revista Marketing Farmacêutico, que decorreu no Hotel Tryp Lisboa Aeroporto.

Ler mais

Transformar a venda de produtos e serviços em conhecimentos

O impacto do novo Sistema de Avaliação de Tecnologias de Saúde (SiNATS) foi o tema da 1ª Conferência MF Talks, que decorreu, no Hotel Tryp Lisboa Aeroporto.

O evento, promovido pela revista Marketing Farmacêutico, reuniu profissionais da Indústria Farmacêutica, da farmácia e da área dos dispositivos médicos, que refletiram sobre as alterações relativas à avaliação económica das tecnologias de saúde.

Ler mais