MF TALKS: «O maior prejuízo no acesso ao medicamento em Portugal resultou de medidas administrativas» 0 817

Adalberto Campos Fernandes, ministro da Saúde do XXI Governo Constitucional, 2015-2018, afirmou que «o maior prejuízo no acesso ao medicamento em Portugal resultou de medidas administrativas», na conferência MF Talks “Saúde 2003-2033”, que se realizou no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa. Uma iniciativa, que celebrou o 15.º Aniversário da Revista MARKETING FARMACÊUTICO, entidade organizadora do evento.

«O maior prejuízo no acesso ao medicamento em Portugal resultou de medidas administrativas. Um situação que levou à explosão de mercados de terapêuticas de baixo preço e de grande efetividade ao fenómeno da exportação paralela, e finalmente à degradação de situações económicas de pequenas farmácias que prestavam serviço público em zonas muito carenciadas», referiu o também professor ENSP UNL, perante uma plateia com cerca de 100 pessoas.

Adalberto Campos Fernandes fez questão de frisar que «os velhos problemas com as mesmas soluções tendem a reproduzir os mesmos resultados». O especialista em Saúde Pública defende, por isso, que reduções administrativas de preços transversais é um erro na área do medicamento e da inovação. «Um erro que eu não concordo e nunca apoiarei», sublinha.

Na sua intervenção, Adalberto Campos Fernandes, key speaker deste encontro, assinalou a importância das farmácias em locais isolados, pois são fulcrais para as populações dessas regiões. «É ainda o ponto de intermediação com o médico. Temos que proteger as populações mais desfavorecidas e ainda proteger a inovação terapêutica».

Desafiado a pensar o futuro da Saúde em Portugal, numa apresentação que teve como tema proposto “2033: Odisseia na Saúde”, Adalberto Campos Fernandes alertou a plateia que «o mundo está num processo de transformação que tem tanto de imprevisto como de impensável».
«Tenham como certa uma coisa: a incerteza», aconselhou.

A conferência contou ainda com Luís Vasconcelos Dias, Pharma & Healthcare Consultant, que apresentou “15 anos de Marketing Farmacêutico: A Viagem”, e João Norte, CEO HMR, que abordou o tema “Passado, Presente e Futuro: Uma história em números”.

Esta edição da MF Talks contou com o patrocínio HMR, Pharmaplanet e Logista Pharma, e com o apoio Simposium Digital Healthcare. A revista FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO, o portal NETFARMA e a e-newsletter FARMANEWS são media partners deste evento.

Envie este conteúdo a outra pessoa