Aula FERCS 399

Decorreu no passado mês de setembro a segunda aula FERCS (Farmacêuticos Estagiários e Residentes dos Cuidados de Saúde), no hotel dos Templários em Tomar, juntando quase 40 jovens farmacêuticos com o objetivo de adquirir competências e debater ideias. A dinâmica do evento foi em constante ritmo intensivo, onde a teoria andou sempre a par com a prática e a reflexão e partilha de experiências e conhecimento foram contínuas, fruto das diferentes áreas de atuação dos jovens participantes e do painel riquíssimo de oradores deste evento.

A manhã do primeiro dia começou com os módulos Sistemas de Saúde e sua organização e a Ética e Deontologia, temas fundamentais para a discussão que daria lugar da parte de tarde ao módulo Gestão, Administração e Planeamento, onde os participantes foram desafiados em trabalhos de grupo a delinear propostas de gestão de uma farmácia ou de organização de recursos de um centro hospitalar ou de uma Unidade de Saúde Familiar. O foco era sempre o papel diferenciador do farmacêutico nos diferentes locais de prestação de cuidados de saúde.

Depois de um dia intenso, que se prolongou em trabalhos até horas tardias, o segundo dia iniciou-se de madrugada com o pequeno-almoço de trabalho da Pharmakern, um aliado importantíssimo na concretização da aula FERCS, com uma excelente apresentação sobre biológicos e biossimilares. A manhã foi bastante produtiva, e para além da apresentação dos trabalhos de grupo elaborados no dia anterior, ainda se debateu a Importância da Comunicação, numa excelente apresentação onde se focou a comunicação eficaz com outros profissionais de saúde e utentes, e a importância de ouvirmos o que está para além do que as palavras dizem. De tarde, continuaram os trabalhos de grupo relativos ao módulo Escrita de um Artigo Científico e mais tarde sobre o Circuito Experimental do Medicamento. A noite prolongou-se novamente com a discussão em grupo e troca de ideias. Os grupos iam alternando aleatoriamente garantido uma troca de experiências mais enriquecedora entre todos os presentes.

Ao terceiro dia, o cansaço dos dias anteriores já se acumulava, mas a sensação de recompensa e a oportunidade de se vivenciar uma experiência única e profícua era visível em todos os participantes. O dia iniciou-se com a apresentação do módulo Vacinação, um tema bastante oportuno dada a conjuntura atual e foi finalizada a manhã de trabalhos com o módulo Gestão de Carreira. A tarde prometia diversão e cumpriu: uma tarde inteira de team building pela cidade de Tomar com iniciativas do estilo peddy-paper, culminando num jantar temático alusivo à época dos templários.

No quarto e último dia, a manhã começou com o módulo Investigação na Prática Farmacêutica, uma apresentação riquíssima em que incentivou e mostrou que todos os participantes, independentemente do local de trabalho, podiam ser investigadores. A tarde contou com uma mesa redonda subordinada ao tema “Que futuro para a profissão”, onde se apresentaram as principais tendências da profissão, as oportunidades e desafios e onde a Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF) também teve a oportunidade de explanar as suas preocupações, enquanto representante da classe mais jovem, e apresentar as ideias principais a serem lançadas na apresentação do Livro Branco (uma iniciativa que juntou mais de 60 jovens e pretende explanar as tendências para a década). O dia terminou com uma avaliação final do curso, importante para a creditação pela Ordem dos Farmacêuticos, e teve como momento final a entrega de diploma desta segunda aula.

A aula FERCS cumpre assim e novamente o seu objetivo, propiciando momentos de formação complementares ao plano formativo e permitindo a reflexão e discussão de temas comuns a todos os jovens farmacêuticos presentes. É para a APJF um motivo de orgulho contribuir para este evento e apoiar iniciativas tão enriquecedoras e diferenciadoras.

Parabéns à Sociedade Portuguesa de Farmacêuticos dos Cuidados de Saúde por toda a organização, disponibilidade e dedicação demonstradas ao longo deste evento!

Sara Marques
Tesoureira
Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF)

Envie este conteúdo a outra pessoa