Turismo e Saúde, uma união que prestigia a marca Portugal 216

A inovação no Turismo com foco na relação com o setor da Saúde esteve em destaque no “What’s Next – Innovating Tourism”. O evento, organizado pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo, que decorreu em palco próprio na BTL, apontou para o que será o futuro do Turismo sem descurar o presente, nomeadamente com uma resposta à situação humanitária da guerra na Ucrânia.

A relação entre o Turismo e a Saúde, nomeadamente como fator de atração e promoção de Portugal como destino saudável, foi um dos destaques do “What’s Next – Innovating Tourism”. O evento, organizado pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo, trouxe a inovação para o primeiro plano da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022 e revelou como o futuro deste setor estratégico para a economia portuguesa terá na Saúde uma dimensão decisiva.

Mas não só para o futuro olhou o “What’s Next – Innovating Tourism”. Com a realidade atual como pano de fundo, foi assinado, durante o encontro, pelo NEST, Turismo de Portugal, NOVA Medical School e Médicos do Mundo um protocolo para desenvolver esforços de cooperação para formar modelos de resposta à crise humanitária emergente da guerra na Ucrânia.

Neste evento, o NEST – que tem como fundadores a ANA – Aeroportos de Portugal; o Banco BPI; a Brisa; o Google; a Microsoft; o Millennium BCP; a NOS e o Turismo de Portugal – organizou um palco próprio dentro na FIL, em Lisboa, e um conjunto de sessões fora da BTL, combinado com a apresentação por parte de dezenas de startups de propostas e soluções para o setor. Uma das sessões foi inteiramente dedicada ao tema “Turismo e Saúde” e teve lugar na NOVA Medical School com Maria de Belém Roseira e Germano de Sousa como convidados.

Fator de atração e política de promoção
Maria de Belém lembrou que Turismo e Economia estão relacionados, e salientou a importância de divulgar o prestígio que a Saúde tem em Portugal como fator de atração turística. A ex-ministra da Saúde sublinhou que uma saúde de qualidade é fundamental para a marca Portugal, que se pode diferenciar por ser um destino seguro, saudável e pela qualificação.
Germano de Sousa defendeu uma opção de política nacional para promoção do Turismo com saúde, divulgando Portugal como um país saudável e que pode oferecer aos visitantes a segurança de uma boa rede de cuidados de saúde. Esta comunicação deveria, na opinião do médico e gestor, ser integrada com uma oferta de serviços e propostas que aliam o turismo a atividades que promovem a saúde.

Uma perspetiva humana
Também Ricardo Leitão, Professor Auxiliar Convidado e Diretor Executivo da u. me: unidade de medicina exponencial da NOVA Medical School, Universidade NOVA de Lisboa, trouxe o tema ao espaço do “What’s Next – Innovating Tourism” na BTL, focando a intervenção na maximização do turista e do seu bem-estar numa perspetiva humana. O impacto que tem, ou pode ter, o turismo na saúde e bem-estar, numa perspetiva na qual o indivíduo está no centro, deverá ser uma das apostas, afirmou.

O palco da BTL foi também o lugar escolhido para a assinatura de um protocolo de colaboração entre a unidade de medicina exponencial da NOVA Medical School, o NEST, o Turismo de Portugal e a ONG Médicos do Mundo para ajudar na resposta à catástrofe humanitária em consequência da guerra na Ucrânia.

Com este memorando de entendimento, a unidade de medicina exponencial da NOVA Medical School e a Associação NEST – Centro de Inovação do Turismo e o Turismo de Portugal, agrupados no centro de inteligência colaborativa NEST HaT Lab @ NOVA Medical School, e a Médicos do Mundo comprometem-se a encetar esforços de cooperação para idear modelos de reposta à crise humanitária emergente do conflito, contribuindo com o conhecimento especializado nas respetivas competências.

Uma vez que a mobilidade de pessoas é uma das variáveis mais relevantes e urgentes, o know-how e as soluções desenvolvidas no âmbito do turismo podem revelar-se particularmente úteis para os esforços de apoio aos deslocados da guerra. Para além disso, o conhecimento especializado permitirá responder à disrupção na saúde que advém deste conflito.

O NEST HaT:Health and Tourism Lab @ NOVA Medical School é um laboratório de inteligência colaborativa para a Saúde e o Turismo, desenvolvido pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo e pela unidade de medicina exponencial da NOVA Medical School, que se centra na Saúde, Sustentabilidade e Transformação Digital para comunidades mais resilientes, contribuindo para a qualificação de um território Seguro, Saudável e Sustentável.

Envie este conteúdo a outra pessoa