IHSI assina contrato para o desenvolvimento de uma base de dados internacional de Horizon Scanning 365

A Iniciativa Internacional de Horizon Scanning (IHSI, sigla em inglês de International Horizon Scanning Initiative), anunciou que assinou um contrato para o desenvolvimento de uma base de dados internacional.

A IHSI assinou contrato com a empresa ECRI para a criação da base de dados internacional de Horizon Scanning.

A ECRI, é uma entidade independente, que fornece soluções de tecnologia e orientações baseadas em evidência para decisores, na área da saúde, em todo o mundo.

O contrato vai ter a duração de quatro anos, e foi concedido com base no concurso público, lançado em fevereiro de 2020.

O contrato tem como intuito desenvolver uma base de dados relativa aos medicamentos emergentes. Isso envolve o desenvolvimento e manutenção de uma base de dados, bem como a compilação e tratamento dos dados, provenientes de fontes de informação de acesso público. Para além disso, deverá permitir o desenvolvimento de Relatórios de Elevado Impacto IHSI.

Tanto a base de dados como os Relatórios de Elevado Impacto têm o potencial de permitir a preparação atempada das partes interessadas no processo de tomada de decisão relativa ao preço e financiamento de produtos farmacêuticos e, consequentemente, auxiliar nas potenciais negociações de preço.

Paralelamente a esta iniciativa, o Infarmed mantém o seu projeto nacional de Horizon Scanning, em que os dados são voluntariamente fornecidos pela indústria farmacêutica permitindo ao Infarmed antecipar os pedidos de financiamento.

A IHSI foi lançada, em 2019, com o objetivo de unir recursos para a recolha e compilação de dados, sobre as tecnologias de saúde emergentes, e serve de base para a colaboração entre países no planeamento estratégico de medicamentos, no que diz respeito a preços e financiamento, utilização adequada das tecnologias e gestão dos sistemas de saúde.

Até à data, oito países europeus, incluindo Portugal, que representam 73 milhões de pessoas, comprometeram-se a apoiar a IHSI. As agências competentes colaboram para tornar a IHSI a principal fonte de dados de acesso público, confiáveis, para apoiar uma tomada de decisão informada.

Envie este conteúdo a outra pessoa