Apifarma e AICIB apresentam portal dedicado aos Ensaios Clínicos 291

A Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma), em parceria com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), apresentou ontem no CCB, o lançamento do Portal Portugal Clinical Trails.

Ricardo Caetano, da IQVIA, na apresentação do portal, explicou que a plataforma foi construída para Portugal e para o mundo, “garantindo ao nosso país um posicionamento de referência e de excelência, como destino para Ensaios Clínicos”.

Já João Mastbaum, da FEVER, referiu que o portal “vai disponibilizar uma arquitetura de informação que corresponde às necessidades dos públicos-alvo como, por exemplo, os dados epidemiológicos do país, as notícias, os estudos clínicos, os contactos e, de uma forma geral, o look and feel da investigação clínica em Portugal”.

Neste evento esteve presente também o Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres, que sublinhou a importância desta ferramenta para o desenvolvimento do sistema de saúde em Portugal ao estimular a competitividade da indústria farmacêutica e ao reforçar a esperança no sucesso da investigação clínica, assim como uma maior qualidade de vida dos doentes.

“Este é apenas o primeiro passo deste projeto pioneiro que exige ser alimentado e enriquecido com a ajuda de todos”, acrescentou Catarina Resende, Presidente da AICIB.

Joel Passarinho, Diretor da Unidade de Ensaios Clínicos do Infarmed, também presente, defendeu a conceção dos Ensaios Clínicos “na prevenção, no diagnóstico e tratamento de doenças”.

Para Cristina Campos, Vice-Presidente da Apifarma, “os Ensaios Clínicos são pilares da agenda da inovação e contribuem para o desenvolvimento de novos medicamentos e para uma melhoria da Saúde. O que nos une é a persistência e a coragem para traçar este caminho em prol dos doentes”.

António Lacerda Sales, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, ao encerrar a sessão de lançamento, aproveitou para indicar que o Infarmed recebeu 187 pedidos de autorização para ensaios clínicos e reiterou o apoio do Governo à iniciativa, “o XXII Governo Constitucional associa-se, através da minha presença, ao lançamento do Portal de Ensaios Clínicos que representa um primeiro passo de indiscutível importância no desenvolvimento da investigação clínica em Portugal”.

Pode consultar o novo portal aqui.

Envie este conteúdo a outra pessoa