Receitas eletrónicas: ANF pede alteração de procedimentos devido a falha no sistema 0 265

O sistema informático de receitas eletrónicas registou problemas no sábado passado e voltou à normalidade ontem de manhã. A Associação Nacional das Farmácias agradeceu (ANF) o civismo da população e os esforços das equipas das farmácias, tendo solicitado uma alteração de procedimentos por parte dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

O sistema informático de suporte às receitas eletrónicas recomeçou a funcionar ontem às seis horas da manhã, tendo a ANF adiantado que só foi informada ao final de tarde de sexta feira do apagão que iria ocorrer a partir das 14 horas de sábado.

De acordo com um comunicado da ANF, «os portugueses concentraram a procura das farmácias, para satisfação das receitas médicas, no período da manhã», conforme tinha apelado no sábado.
O civismo da população e o esforço das equipas das farmácias permitiram garantir o acesso aos medicamentos a todos os doentes urgentes durante o período de indisponibilidade do sistema», declarou Miguel Lança, director de Sistemas de Informação da ANF.

Para o futuro, a ANF pediu uma alteração de procedimentos por parte da empresa pública responsável pelo sistema. «Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde deverão planificar quaisquer intervenções que perturbem a dispensa de medicamentos em parceria com as farmácias e os médicos prescritores, assim como avisar atempadamente a população», acrescentou Miguel Lança.

Envie este conteúdo a outra pessoa