Novo dispositivo ajuda à organização da medicação 0 479

A Zentiva desenvolveu um serviço de apoio às farmácias parceiras, o PIM – Preparação Individualizada da Medicação, um dispositivo de organização da medicação para ajudar os pacientes na toma correta da sua medicação.

O dispositivo deve ser preparado pelo farmacêutico, é hermeticamente selado e pretende dar resposta a um problema muito comum. A Organização Mundial de Saúde avança que 50% dos pacientes com terapêutica crónica não tomam corretamente a sua medicação, o que resulta em graves danos para a saúde da população, com especial incidência na população mais velha.

Segundo um estudo da IMS nos Estados Unidos da América, o desperdício resultante da não adesão à terapêutica, representa um elevado valor de desperdício na área da saúde, avança a Zentiva em comunicado.

O PIM permite ao doente tomar a sua medicação de forma correta, em função do dia da semana e do momento do dia. O kit disponibilizado às farmácias garante a supervisão por parte dos profissionais de saúde relativa ao uso correto da medicação, e um tratamento seguro, destinando-se sobretudo a utentes que reportem dificuldades no processo do uso de medicamentos, cuja terapêutica é da responsabilidade de um cuidador com dificuldade em gerir a medicação, utentes com regimes terapêuticos complexos, entre outros.

O PIM engloba-se naquela que tem vindo a ser a estratégia da empresa de sensibilização da população portuguesa, não apenas para a importância da utilização de medicamentos genéricos, como para a necessidade de uma medicação correta.

Envie este conteúdo a outra pessoa