Ministros da Saúde europeus debatem acesso e custo dos medicamentos 0 77

Ministros da Saúde europeus debatem acesso e custo dos medicamentos

 


09 de maio de 2017

Os ministros da Saúde de dez países europeus, incluindo Portugal, reúnem-se hoje, em Malta, para debater o acesso e o custo dos medicamentos.

«A procura de soluções para garantir o acesso a novos medicamentos, mantendo a segurança e a estabilidade financeira dos países europeus, é um objetivo comum a todos os participantes desta mesa-redonda. Por essa razão, é necessária uma mudança dos mecanismos para a formulação dos preços que beneficie os doentes, garanta essa sustentabilidade e promova a concorrência e o retorno do investimento da indústria farmacêutica», refere, num comunicado enviado pelo INFARMED, o ministro Adalberto Campos Fernandes.

A presidência maltesa da União Europeia definiu como objetivos essenciais a procura de respostas em áreas ainda sem alternativas terapêuticas, o acesso a tratamentos por parte dos doentes que ainda não têm resultados favoráveis – sem que seja posta em causa a sustentabilidade dos sistemas de saúde – e ainda o uso racional do medicamento.

Esta terceira mesa-redonda vem no seguimento da realizada em Lisboa e da reunião preparatória que decorreu no dia 18 de abril no INFARMED. Para além dos representantes de Portugal, Grécia, Espanha, Itália, Chipre, Bélgica, Roménia, Irlanda e Malta, estarão presentes na reunião representantes da indústria, academia e associações de doentes.

Envie este conteúdo a outra pessoa