LAP recebe acreditação única em Portugal na área da Anatomia Patológica 0 105

Com mais de 30 anos de existência, o Laboratório de Anatomia Patológica – LAP – acrescenta agora mais um marco à sua história ao ser distinguido com o selo da acreditação. Desta forma, torna-se no 1º laboratório português acreditado em todas as áreas da Anatomia Patológica e adicionalmente na Virologia (deteção do HPV).

Esta distinção foi atribuída pelo IPAC – Instituto Português de Acreditação – depois de um longo caminho percorrido, uma vez que o processo teve início no ano de 2015.

O LAP está, assim, acreditado pela norma ISO 15189, Gold Strabdard utilizado para avaliar laboratórios clínicos em todo o mundo.

Desta forma, todas as áreas de anatomia patológica deste laboratório – Histopatologia, Histoquímica, Imunohistoquímica e Citologia – têm selo de acreditação, que valoriza, assim, todas as competências técnicas e boas práticas do LAP. A deteção do HPV, também viu assim reconhecida a tradição e o pioneirismo do LAP neste parâmetro da Virologia, recebendo igualmente a acreditação.

Para Ingride Ferreira, Diretora Geral do Laboratório de Anatomia Patológica, esta acreditação traduz-se no “reconhecimento e distinção do cumprimento dos mais exigentes requisitos de qualidade. Ao ser um laboratório acreditado, o LAP evidencia o rigor e qualidade dos seus processos e técnicas, dos seus recursos humanos médicos, técnicos e administrativos, e torna-se também diferenciador do ponto de vista comercial, em Portugal e no estrangeiro”.

O LAP realiza, cerca de 500 mil diagnósticos por ano, é pioneiro na área de citologia líquida e tem 18 anos de experiência em testes de HPV.

Envie este conteúdo a outra pessoa