Gripe em Portugal em fase epidémica 0 226

A gripe entrou há cerca de uma semana em atividade epidémica em Portugal, segundo o boletim de vigilância semanal divulgado hoje pelas autoridades de saúde.

A agência “Lusa” refere dados avançados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), que indicam que a taxa de incidência de gripe foi de 80,9 casos por 100 mil habitantes na primeira semana de janeiro, com dois subtipos de vírus em circulação. O número de consultas por sintomas gripais nos centros de saúde teve uma tendência crescente em geral pelo país.

Na primeira semana de janeiro foram reportados cinco casos graves de gripe nas 22 unidades de cuidados intensivos que informaram o INSA. Quatro são pessoas com mais de 65 anos e três tinham doença crónica associada. Segundo a entidade, sabe-se que duas das pessoas tinham a vacina contra a gripe. Houve ainda cinco casos de gripe em crianças com internamento, quatro delas com menos de três anos.

Desde o início da atual época gripal foram reportados 18 internamentos em cuidados intensivos, sendo em todos eles identificados o vírus influenza do tipo A. Em metade dos casos, o subtipo foi o H1N1.

Envie este conteúdo a outra pessoa