Covid-19: Vacina da Novavax autorizada em adultos nos Estados Unidos 222

A agência norte-americana do Medicamento (FDA) autorizou esta quarta-feira a vacina contra a covid-19 da Novavax, para adultos com 18 anos ou mais, fornecendo uma opção adicional para a vacinação nos Estados Unidos, que procura conter as infeções.

A vacina produzida por esta empresa norte-americana já está disponível em dezenas de outros países, noticia a agência France-Presse (AFP), citada pela Lusa. Nos Estados Unidos, por outro lado, apenas três vacinas contra a covid-19 estavam atualmente autorizadas, as da Pfizer e Moderna, que usam o RNA mensageiro, e a da Johnson & Johnson. No entanto, o acesso a esta última tem sido limitado devido ao risco aumentado de trombose grave.

A autorização de emergência desta vacina Novavax vai “oferecer outra opção aos adultos norte-americanos que ainda não receberam uma vacina contra a covid-19”, realçou Robert Califf, responsável da agência. A Novavax contém um componente do vírus que desencadeia uma resposta imunitária, semelhante às vacinas contra a meningite meningocócica ou hepatite B. Nos ensaios clínicos, realizados em vários milhares de pessoas nos Estados Unidos e México, verificou-se que era 90% eficaz contra casos sintomáticos de covid-19. Este número deve ser, no entanto, colocado em perspetiva, pois foram realizados antes das variantes Delta e Ómicron.

“Os norte-americanos podem ter certeza de que esta vacina, passou pela rigorosa e abrangente revisão científica da FDA”, assegurou Peter Marks, alto funcionário da agência. A taxa de vacinação da população adulta está estagnada em torno dos 77% e as novas variantes BA.4 e BA.5, ramificações da Ómicron, são responsáveis por praticamente todos os casos de covid-19 nos EUA. Todos os norte-americanos com 5 ou mais anos devem receber a dose de reforço cinco meses após completarem o esquema vacinal primário. Aqueles com 50 ou mais anos, ou os imunodepressivos, devem receber um segundo reforço quatro meses após o primeiro.

WordPress Ads

Envie este conteúdo a outra pessoa