Covid-19: Portugal ultrapassou os 23 milhões de testes desde o início da pandemia 774

Portugal ultrapassou esta semana os 23 milhões de testes à covid-19 realizados desde o início da pandemia, revelou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Segundo o INSA, na terça-feira (dia 14) o país atingiu um total de 23.124.747 testes à covid-19, depois de ter ultrapassado em oito dias a marca de um milhão de testes, excluindo os autotestes.

No total, foram realizados desde o início da pandemia 15,7 milhões de testes TAAN/PCR e cerca de 7,4 milhões de Testes Rápidos de Antigénio (TRAg) de uso profissional.

“Entre 01 e 14 de dezembro, realizaram-se mais de 1,7 milhões de testes de diagnóstico à covid-19, com uma média diária superior a 123 mil testes. Destes, perto de 600 mil foram TAAN/PCR e mais de 1,1 milhões foram TRAg de uso profissional”, informa o INSA, em comunicado.

Desde o início do mês, Portugal registou números de testagem diária superiores a 100 mil testes em 10 dos 14 dias já contabilizados, sendo o dia 10 de dezembro aquele em que, até à data, mais testes foram realizados: 197.718.

Os testes rápidos de antigénio efetuados nos laboratórios e farmácias aderentes ao regime excecional de comparticipação voltaram a ser gratuitos a partir de 19 de novembro, uma medida que abrange toda a população e inclui a realização de quatro testes gratuitos por mês a cada pessoa. Este regime vigora, pelo menos, até final do ano.

A reativação do regime excecional e temporário de comparticipação visou “contribuir para a deteção e isolamento precoce de casos, prevenir e mitigar o impacto da infeção por SARS-CoV-2 nos serviços de saúde e nas populações vulneráveis, assim como reduzir e controlar a transmissão da infeção (…) e monitorizar a evolução epidemiológica da covid-19”, explica o INSA.

Recorde-se que, esta semana, Ema Paulino, presidente da Associação Nacional das Farmácias (ANF), afirmou que o número de farmácias que realizam testes comparticipados à covid-19 subiu desde o início do mês, de 630 para mais de 900, tendo sido alcançado na sexta-feira o máximo diário de despistes, cerca de 73 mil.

WordPress Ads

Envie este conteúdo a outra pessoa