Covid-19: OMS recomenda medicamento da Merck sob condições 433

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou o medicamento da Merck Sharp & Dohme (MSD), contra a covid-19, para pacientes com doença ligeira, mas que correm alto risco de hospitalização, em particular idosos.

O molnupiravir é um antiviral que deve ser administrado rapidamente após o início dos sintomas e tomado por cinco dias para evitar a replicação do vírus.

É recomendado a pacientes em risco de internamento, a não vacinados, aos idosos, aos imunocomprometidos ou aqueles que sofrem de doenças crónicas. Os pacientes jovens e saudáveis, incluindo crianças e mulheres grávidas e lactantes não devem fazer o tratamento.

A recomendação é baseada em dados de seis ensaios clínicos, que envolveram 4.796 pacientes.

Os resultados sugerem que o molnupiravir reduz o risco de internamento hospitalar (43 internamentos a menos por 1.000 pacientes de alto risco) e o tempo de resolução dos sintomas (em média 3,4 dias a menos). Os peritos apontam para um efeito mais fraco na mortalidade (seis mortes a menos por 1.000 pacientes).

A recomendação da OMS surge depois de a Agência Europeia do Medicamento (EMA) ter aprovado, em novembro, o uso de emergência deste antiviral, para a covid-19.

WordPress Ads

Envie este conteúdo a outra pessoa