Covid-19. EMA recomenda que vacina da Novavax tenha aviso para efeitos colaterais cardíacos 370

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) recomenda que a vacina contra a covid-19 da Novavax contenha um aviso para a possibilidade de dois tipos de inflamações cardíacas, noticia a Reuters.

As condições cardíacas, miocardite e pericardite, devem desta forma ser listadas como novos efeitos colaterais nas informações do protduto para a vacina Nuvaxovid, com base num pequeno número de casos relatados, disse a EMA, citada pela Reuters. Já a empresa afirma que não foram levantadas preocupações sobre inflamações cardíacas durante os ensaios clínicos da vacina e que a causa mais comum de miocardite são infeções virais.

Em junho, a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA já havia sinalizado o risco de inflamação cardíaca nesta vacina. “Vamos trabalhar com reguladores relevantes para garantir que as informações dos nossos produtos sejam consistentes com a nossa interpretação comum dos dados recebidos”, garantiu a Novavax. A miocardite e a pericardite foram também identificadas como efeitos secundários, particularmente em mulheres jovens, nas vacinas da Moderna e da Pfizer, com a maioria dos casos a recuperar totalmente.

Foram administradas 250 mil doses da vacina Nuvaxovid na Europa desde o seu lançamento, em dezembro de 2021, de acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças.

WordPress Ads

Envie este conteúdo a outra pessoa