Campanha “Já perguntou ao seu doente com DPOC o que fez hoje?” 0 199

Desde novembro de 2019 que está a decorrer a campanha “Já perguntou ao seu doente com DPOC o que fez hoje?” de sensibilização para a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC).

Esta é uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), a Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP), a Respira – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas, o Grupo de Doenças Respiratórias (GRESP) da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), com o apoio da Menarini Portugal.

“A campanha pretende alertar para o elevado número de doentes tratados que embora fazendo a medicação não estão controlados, chamar a atenção para o papel determinante dos profissionais de saúde na identificação destes doentes e alertar para a necessidade de uma mudança de abordagem comunicacional ao doente, contribuindo para o aumento da qualidade de vida das pessoas com DPOC”, indica nota divulgada.

Segundo o Observatório Nacional das Doenças Respiratórias 2018, esta patologia é “responsável por 20,7% das mortes por doenças respiratórias em Portugal, representando a segunda causa de internamento neste grupo de doenças”.

“Assim, foi criada uma página de Facebook dirigida a profissionais de saúde, doentes, cuidadores e público em geral, onde são partilhadas informações, esclarecimentos dos peritos envolvidos neste projeto, bem como desafios para uma vida mais ativa e feliz”, esclarece a mesma nota.

Envie este conteúdo a outra pessoa