UE prevê criar registo europeu sobre ensaios clínicos 321

UE prevê criar registo europeu sobre ensaios clínicos

20 de Janeiro de 2016

Desde 2014 que está prevista a criação de um registo europeu sobre ensaios clínicos, no entanto este ainda não foi criado. No regulamento sobre essa medida lê-se que tal não irá acontecer antes de 28 de maio deste ano.

A ideia é criar um registo europeu «que será acessível ao público através do portal da União Europeia, onde deverá ser registada informação relativa aos ensaios clínicos realizados na Europa, incluindo informação sobre os resultados dos ensaios», explica Rita Roque de Pinho, da sociedade de advogados Cuatrecasas, Gonçalves Pereira, ao “Jornal de Negócios”.

«Existe uma forte pressão por parte dos ‘stakeholders’, desde a comunidade científica à comunidade médica, associações de doentes e até investidores, no sentido da divulgação pública dos resultados de ensaios clínicos», afirma a especialista.
 
Por agora, sublinha, «não existe divulgação oficial e estruturada de informação sobre eventos adversos ocorridos em ensaios clínicos, nem sobre os montantes das indemnizações pagas aos participantes que tenham sofrido danos».

Envie este conteúdo a outra pessoa