UE: GSK procura obter aprovação para vacina contra malária 0 94

UE: GSK procura obter aprovação para vacina contra malária

28 de julho de 2014

A GlaxoSmithKline (GSK) anunciou que solicitou à Agência Europeia do Medicamento (EMA) a aprovação da sua vacina contra a malária RTS,S.

Sophie Biernaux, responsável pelo franchise de vacinas da companhia, comentou que o pedido «ficamos mais próximos de disponibilizar a primeira vacina que poderá ajudar a proteger as crianças em África da malária», citou o “Firstword”.

De acordo com a GSK, o pedido si«uge na sequência de um procedimento que permite à EMA avaliar solicitações de vacinas e medicamentos produzidos na Europa para doenças que a Organização Mundial da Saúde reconhece como sendo de interesse de saúde pública mas cuja utilização se destina a países fora da Europa. A empresa assinalou que se o regulador emitir uma opinião positiva sobre a vacina, a OMS indicou que pode ser possível uma recomendação até ao final de 2015.

A GSK disse que a RTS,S, que contém o sistema adjuvante AS01, é indicado contra o parasita Plamodium falciparum, prevalente na África subsariana. A companhia salientou que um parecer positivo da EMA constituiria a base para as solicitações às agências reguladoras dos países da África subsariana, podendo «conduzir a uma implementação em larga escala da vacina através de programas nacionais de imunização».

Se for aprovada, a empresa diz que o preço da RTS,S vai cobrir o custo de produção e possibilitar à companhia um retorno de 5% que será reinvestido na pesquisa de vacinas contra a malária de segunda geração ou imunizações contra outras doenças tropicais negligenciadas. A GSK, que desenvolveu esta vacina com a PATH Malaria Vaccine Initiative, investiu mais de 350 milhões de dólares até ao momento e espera gastar mais 260 milhões de dólares até ao desenvolvimento da vacina estar concluído.
 

Envie este conteúdo a outra pessoa