Temperaturas sobem a partir de hoje 0 290

O tempo quente vai voltar. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se que a partir de hoje haja uma subida gradual da temperatura, sendo que a máxima pode chegar aos 35 graus no próximo sábado, em algumas regiões do país.

A meteorologista do IPMA, Ângela Lourenço, em declarações à Lusa, indicou que a temperatura desce ligeiramente esta segunda-feira, em comparação ao dia de domingo, contudo a partir desta terça-feira a propensão é se verificar uma subida gradual das temperaturas.

“Vamos continuar com céu em geral pouco nublado, vento a soprar do quadrante norte, mais intenso no litoral e nas terras altas, e temperaturas acima do normal para a época. (…) Todos os dias as temperaturas vão subir um bocadinho. Espera-se que no final da semana as máximas sejam superiores a 30 graus e acima dos 35 em alguns locais do interior sul e centro”, explicou.

Os próximos dias serão de tempo quente e seco, o que segundo Ângela Lourenço, vai trazer um elevado risco de incêndio.

“Estas condições meteorológicas são típicas de verão e não são favoráveis à prevenção e ao combate aos incêndios. Vamos ter tempo quente e seco e humidade muito baixa. A tendência é para os valores de humidade baixarem mesmo durante o período noturno e haverá vento com alguma intensidade”, indicou.

Pode-se esperar algum vento, que vai continuar a soprar do quadrante norte, e a meio da semana há uma rotação para o quadrante leste, esperando-se agitação marítima um pouco mais elevada na costa algarvia.

Cuidados a ter com o Calor

Os dias de maior calor podem causar danos à saúde se não forem tomados os cuidados necessários. Aumentar a ingestão de líquidos, evitar a exposição direta ao sol e usar protetor solar contra a radiação UVA e UVB são alguns cuidados que deve ter em conta.

Contudo, estes cuidados devem ser redobrados, principalmente em grupos de risco como crianças, idosos e doentes crónicos. Roupas leves e claras, o uso de chapéu, evitar a exposição ao sol ente as 11:00 e as 17:00 horas, sempre que possível procurar ambientes frescos e climatizados são algumas das recomendações especiais.

Para além disso, aconselha-se ainda evitar a ingestão de bebidas alcoólicas ou com muito açúcar e a fazer refeições frias e leves mais vezes ao dia.

Não esquecer também alguns cuidados a ter com os animais de estimação, não os deixe no carro estacionado, pois eles também podem desenvolver doenças relacionadas com o calor.

Se verificar alguma das complicações que podem acontecer com o calor, tais como cãibras, golpes ou esgotamento devido ao calor, não hesite em chamar um médico ou ligar para o número de emergência 112.

Entretanto, deve seguir alguns procedimentos como levar a pessoa para um local fresco, mantê-la deitada com as pernas levantadas, aplicar-lhe toalhas húmidas ou pulverizar-lhe água fria para arrefecer o seu corpo, e dar-lhe a beber sumos de fruta natural sem açúcar.

Envie este conteúdo a outra pessoa