Portugal envia medicamentos para S. Tomé e Príncipe 0 82

Portugal envia medicamentos para S. Tomé e Príncipe

14 de Agosto de 2015

Foram enviados hoje, para S. Tomé e Príncipe, no contexto de um programa de cooperação de várias entidades portuguesas, cerca de uma tonelada de medicamentos, no valor de 284.176 euros, revelou o INFARMED numa nota.

Esta doação insere-se no âmbito do protocolo celebrado, em janeiro, entre o Ministério da Saúde, através do INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA), o Governo de São Tomé, a Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (APOGEN) e a distribuidora Rangel Pharma.

Após um primeiro envio de medicamentos, em março, as entidades envolvidas fazem agora seguir nova remessa para São Tomé e Príncipe, com o objetivo de minimizar as graves carências que aquele país atravessa neste setor.

Os medicamentos enviados são, entre outros, antibióticos, medicamentos para a dor e febre, diabetes, hipertensão e diarreia, apontou o INFARMED, adiantando que «pretende-se, assim, colaborar no acesso ao medicamento e no tratamento de muitos cidadãos santomenses, contribuindo para a prestação de cuidados de saúde essenciais».
 
Ao INFARMED, no âmbito das suas atribuições e competências, coube emitir as autorizações legalmente previstas para que as restantes entidades possam proceder à referida doação de medicamentos.

Envie este conteúdo a outra pessoa