Novo Estatuto do SNS vai ser aprovado na próxima semana, anuncia ministra da Saúde 191

A ministra da saúde anunciou esta quarta-feira que o novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai ser aprovado já na próxima semana em Conselho de Ministros. Marta Temido destaca soluções estratégicas, visões para os recursos humanos, incentivos aos profissionais e pactos de permanência.

Numa intervenção na primeira audição regimental na comissão parlamentar de Saúde da nova legislatura, Marta Temido reconheceu os problemas que o Serviço Nacional de Saúde enfrenta e defendeu ser “essencial continuar a aperfeiçoar a política de reforço dos recursos humanos da saúde”, cita a agência Lusa.

A ministra sublinhou que “sabemos bem que o SNS enfrenta problemas na organização da sua resposta, sobretudo na retenção, organização do trabalho e motivação dos profissionais de saúde que se traduzem nas dificuldades de acesso com que os utentes se confrontam e que os últimos dias têm demonstrado”. A “primeira prioridade setorial” passa pela atribuição de equipas de saúde famílias aos residentes em Portugal.

Marta Temido reforçou que o programa do Governo, a lei do Orçamento de Estado, o novo estatuto do SNS e o próprio Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) “são claros nos compromissos” assumidos para com os profissionais de saúde. Na sua intervenção, a ministra da saúde anunciou ainda aumentos de resposta assistencial em todas as linhas, designadamente nos rastreios oncológicos.

Envie este conteúdo a outra pessoa