MS reúne com hospitais para divulgar estratégia de tratamento para a hepatite C 0 134

MS reúne com hospitais para divulgar estratégia de tratamento para a hepatite C

19 de Fevereiro de 2015

No seguimento da assinatura do contrato de comparticipação a 100% dos medicamentos Sovaldi (sofosbuvir) e Harvoni (sofosbuvir + ledipasvir) assinado ontem com a Gillead e o Ministério da Saúde, foi realizada uma reunião com todos os presidentes dos conselhos de administração e respetivos diretores clínicos dos hospitais portugueses que tratam doentes infetados com hepatite C, com o intuito de desencadear o dispositivo nacional para o tratamento imediato da doença e de dar a conhecer a estratégia nacional para o tratamento da doença.

De acordo com um comunicado divulgado pelo INFARMED, na reunião foram apresentadas as novas regras para o acesso aos medicamentos e o respetivo circuito, bem como, o modelo de financiamento correspondente.

De entre as novas regras constam que: as Comissões de Farmácia e Terapêutica (CFT) de cada hospital deverão pronunciar-se o mais rapidamente possível (até 5 dias), para decidir a utilização dos medicamentos; o INFARMED monitorizará o cumprimento do prazo de 5 dias junto das CFT; o modelo de financiamento será assegurado através de uma linha vertical, gerida pela ACSS. Por cada pedido será emitido, pela ACSS, um número de compromisso para hospitais e empresa; o processo será gerido através da plataforma HEPC – Portal da hepatite C, por forma a garantir o cumprimento dos critérios (preço, créditos, compensações, etc.); desta forma pretende-se promover uma maior celeridade aos pedidos de tratamento no mais curto espaço de tempo e com critérios claros, protocolados e monitorizados.

Foram autorizados até ao momento 802 tratamentos para a hepatite C, destes, 633 tratamentos com a inovação mais recente, onde 302 são tratamentos com sofosbuvir ou suas combinações, por AUE, e 331 por via de ensaios clínicos (170) ou através de acesso sem custos para o SNS (161).

Na reunião, realizada ontem à tarde, foram ainda apresentadas as guidelines que ajudarão no tratamento da doença e progressiva eliminação da mesma.

Envie este conteúdo a outra pessoa