Ministro da Saúde: Sede do INFARMED vai mudar para o Porto 0 61

Ministro da Saúde: Sede do INFARMED vai mudar para o Porto

 


21 de novembro de 2017

A sede do INFARMED vai ser mudada de Lisboa para o Porto, anunciou hoje o ministro da Saúde.

Segundo Adalberto Campos Fernandes, a instalação da sede do INFARMED no Porto ocorrerá a partir de 1 de janeiro de 2019.

O anúncio da transferência da sede do INFARMED para o Porto acontece um dia depois de a cidade ter sido afastada da corrida à sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA), tendo Amesterdão sido escolhida para o efeito.

Adalberto Campos Fernandes fez o anúncio durante o encerramento da VIII Conferência Anual do Health Cluster Portugal, que decorreu em Lisboa com o tema “Saúde em Portugal: construir consensos para 2020 e mais além”.

«A data fixada para a mudança é 1 de janeiro de 2019. Temos um ano para em conjunto com o INFARMED e a Câmara do Porto encontrar as melhores soluções que permitam que o Infarmed mantenha a sua atividade sem nenhum tipo de desarticulação», afirmou o ministro em declarações aos jornalistas no final da conferência, citou a “Lusa”.

Lisboa vai manter um “polo regional” do INFARMED e a instalação no Porto será feita de forma progressiva.

Adalberto Campos Fernandes estima que dentro de dois ou três anos cerca de 70% dos recursos do INFARMED estarão instalados no Porto.

Embora rejeite que esta mudança é uma compensação pelo facto de o Porto não ter sido escolhido para receber a Agência Europeia do Medicamento, o ministro considera que é «o reconhecimento de um enorme trabalho» feito pela região Norte.

Questionado sobre os custos que envolverá esta transferência de sede, Campos Fernandes nada adiantou.

Envie este conteúdo a outra pessoa