Legionella: Farmacêuticos preparados para informar populações 0 143

Legionella: Farmacêuticos preparados para informar populações

12 de novembro de 2014

Dado o recente surto de doença dos legionários, no concelho de Vila Franca de Xira, a Ordem dos Farmacêuticos (OF) disponibiliza aos seus membros mais informação pertinente sobre a doença, a sua origem e epidemiologia, sintomas comuns, diagnóstico clínico e laboratorial, terapêutica e prevenção.

A OF recomenda, na sua página oficial, aos seus membros que vivem e/ou exercem naquela proximidade que estejam atualizados sobre a doença, devendo para o efeito consultar regularmente a informação constante na página da Direção-Geral de Saúde.

A Doença dos Legionários é uma pneumonia causada por bactérias do género legionella. A infeção transmite-se através de partículas de água (aerossóis) contaminadas que são aspiradas inadvertidamente para o sistema respiratório.

A OF realça que importa sobretudo transmitir à população que: a infeção, apesar de grave, não tem vacina mas tem tratamento antibiótico; não existe risco de contágio pessoa a pessoa e não existe qualquer problema com a ingestão de água nas áreas afetadas.

Para mais informações, consultar a página oficial da OF.

Envie este conteúdo a outra pessoa