FARMA SESSIONS Edição Especial 2019: “Da Hospitalar à Comunitária: o utente no centro do sistema” 0 464

Ontem, dia 29 de outubro, realizou-se a FARMA SESSIONS Edição Especial 2019, sob o tema “Da Hospitalar à Comunitária: o utente no centro do sistema”. O evento teve lugar no Hotel Vila Galé Opera, em Lisboa.

Esta edição contou com os Key Speakers Paulo Horta Carinha, assessor para a área do medicamento do Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de São João, e Pedro Pita Barros, professor de Economia, na Nova School of Business and Economics.

Estes orientaram o painel de debate composto por Carolina Mosca (Presidente do Conselho do Colégio de Farmácia Comunitária da Ordem dos Farmacêuticos), Humberto Martins (Diretor da Área Profissional da Associação Nacional das Farmácia), Nuno Arriagas (Inspetor do Infarmed) e João Serra (Sales & Marketing Manager Portugal Enteral Nutrition & Retail – Fresenius Kabi).

Esta iniciativa foi moderada por António Hipólito de Aguiar, sócio-gerente e diretor técnico da Farmácia Aguiar e docente universitário e autor de vários livros sobre temáticas relacionadas com a Gestão da Farmácia e a Saúde.

A Edição Especial das FARMA SESSIONS teve ainda como convidados especiais Nuno Cardoso (Farmacêutico e Secretário-Geral da Adifa – Associação de Distribuidores Farmacêuticos), Paula Campos (Presidente do Conselho do Colégio de Especialidade de Farmácia Hospitalar da Ordem dos Farmacêuticos e responsável dos Serviços Farmacêuticos da Unidade de Portimão do Centro Hospitalar do Algarve, EPE) e Paulo Teixeira (Vice Presidente da Direção da APIFARMA, Country Manager – Pfizer Portugal).

Entre as 14:00 e as 19:00 falou-se de alguns dos projetos já implementados e a implementar, de distribuição de medicamentos de uso exclusivo hospitalar em farmácias comunitárias.

Sobre este assunto, Paulo Horta Carinha defendeu que a solução não é igual para todos os doentes mas que “o doente deve poder escolher onde levantar os medicamentos: no hospital ou na farmácIa comunitária”.

A recente eleição do Projeto TARV como “Projeto do Ano” nos Prémios Almofariz, assim como a crescente consciência dos diferentes stakeholders acerca dos ganhos em saúde e acessibilidade, parecem indicar que este caminho já está a ser feito e se tornará irreversível.

Pedro Pita Barros, ao fazer o enquadramento económico desta questão, referiu que os resultados irão depender “de como se equilibrem e alinhem os interesses dos vários agentes envolvidos, campo onde os mecanismos institucionais e de remuneração fazem diferença”.

Esta Conferência foi organizada pela revista Farmácia Distribuição, com o Patrocínio da FRESENIUS KABI. Teve ainda as Farmácias Holon como Parceiro Oficial e contou com o Apoio da ADDO Pharm, Colégio de Especialidade de Farmácia Comunitária da Ordem dos Farmacêuticos, hmR, IQVIA, maisfarmácia, OCP Portugal, Plural, Simposium Digital Healthcare e Udifar. A revista Marketing Farmacêutico, o Portal Netfarma e a E-Newsletter Farmanews são os Media Partners.

Não perca a reportagem completa do evento na próxima edição da Farmácia Distribuição, em novembro.

 

Envie este conteúdo a outra pessoa