Europacolon Portugal e as Farmácias Holon promovem rastreios gratuitos ao cancro do intestino 0 187

Europacolon Portugal e as Farmácias Holon promovem rastreios gratuitos ao cancro do intestino

01 de Março de 2016

Durante o mês de março, a Europacolon Portugal promove rastreios gratuitos ao cancro do intestino. Esta iniciativa decorre em 145 Farmácias Holon e tem como objetivo promover a deteção precoce de uma doença que mata 11 portugueses por dia.

Alentejo, Algarve, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Porto, são as localidades que vão receber o rastreio a uma doença que afeta cada vez mais portugueses.

«As fases iniciais do cancro do intestino, por norma, não causam dor. Mesmo sem qualquer sintoma, a partir dos 50 anos é obrigatório que façam o despiste, pois a progressão da doença é silenciosa. Se detetada a tempo, tem cura em 90% dos casos», afirmou, em comunicado, Vítor Neves, presidente da Europacolon.

«Temos 145 farmácias unidas pela prevenção, pois um diagnóstico atempado pode, literalmente, salvar a vida de uma pessoa. O rastreio permite alcançar ganhos significativos para todo o sistema de saúde, podendo mesmo evitar os estados mais avançados da doença», explicou Mariana Rosa, farmacêutica das Farmácias Holon e coordenadora deste projeto ao nível nacional.

O rastreio é gratuito e realiza-se através da pesquisa de sangue oculto nas fezes.

Também durante o mês de março, a Europacolon Portugal promove ainda, nas Farmácias Holon, um peditório público, cujo objetivo é a angariação de fundos para o desenvolvimento da sua missão, enquadrada na prevenção e apoio aos pacientes e familiares de cancro digestivo.

Envie este conteúdo a outra pessoa