Ébola: Suíça vai lançar ensaios clínicos de vacina 0 165

Ébola: Suíça vai lançar ensaios clínicos de vacina

07 de novembro de 2014

Os Hospitais Universitários de Genebra (HUG) anunciaram ontem que ensaios clínicos de uma vacina, a rVSV-zebov, contra o vírus Ébola vão ser ter início em 10 de novembro, segundo a “Lusa”.

«As primeiras inoculações vão ser feitas na segunda-feira 10 de novembro em 4 voluntários», disse Claire-Anne Siegrist, diretora do centro de vacinas dos HUG e responsável pelos ensaios clínicos, que pretendem determinar a dose necessária de vacina para induzir uma resposta imunitária.

Testes da vacina em macacos produziram uma imunização de longo prazo.

De acordo com Claire-Anne Siegrist, o desenvolvimento de uma vacina pode demorar até 10 anos ou mais e os ensaios clínicos comportam geralmente quatro fases, mas no caso do Ébola, a pedido da Organização Mundial de Saúde, o processo de avaliação da vacina será acelerado.

A responsável dos HUG referiu que dois critérios favoreceram o começo precoce dos ensaios clínicos: uma vacina promissora e uma qualidade suficiente para ser injetado em humanos.

«Só duas vacinas no mundo respondiam a estes critérios (…), a chAd3, testada em Lausana, e a rVSV-zebov em Genebra», disse Siegrist, sublinhando que a vacina não expõe os voluntários ao vírus Ébola.

Depois dos ensaios iniciais nos quatro voluntários em Genebra, outros 40 voluntários na Alemanha, 60 no Gabão e 40 no Quénia irão participar em ensaios clínicos da vacina, desenvolvida no Canadá.

Os primeiros resultados dos ensaios clínicos são esperados para 20 de dezembro, a que se seguirão no início de 2015 ensaios nos três países mais afetados pelo Ébola – Libéria, Serra Leoa e Guiné-Conacri.

O último balanço da Organização Mundial de Saúde, de 31 de outubro, indica que a atual epidemia da febre hemorrágica afetou 13.567 pessoas e já causou 4.951 mortos desde o início do ano.

Envie este conteúdo a outra pessoa