Dashboard Covid-19 Insights: número de infetados deverá diminuir nos próximos 10 dias 284

De acordo com os dados da NOVA Information Management School (NOVA IMS), do dashboard Covid-19 Insights, o número de infetados por covid-19 deverá diminuir nos próximos 10 dias.

“O atual aumento do nível de novos casos deverá retomar o movimento descendente no espaço de 10 dias. O pico da incidência (novos casos) deverá acontecer em torno de 21 de janeiro, com valores abaixo dos 10.000 casos. Após esta data, a incidência deverá retomar o curso de descida observado antes do Natal. No final de janeiro a incidência deverá ser inferior a 9.000 casos diários”, indica Pedro Simões Coelho, professor catedrático da NOVA IMS e coordenador do modelo Covid-19 Insights, citado num comunicado divulgado.

Relativamente aos internamentos, estes deverão continuar a subir até ao final de janeiro esperando-se nessa data um total de 6.400 internados, 900 dos quais nos cuidados intensivos.

As previsões apontam ainda para a possibilidade de ocorrência de 2.600 mortes até ao final do mês, altura em que o total de vítimas mortais, desde o início da pandemia, deverá ultrapassar as 10.000.

Os dados indicam ainda que desde o início do ano, a população retomou e até intensificou o nível de autorrestrição à mobilidade que se observava antes do natal. Na última sexta-feira, a deslocação a locais de retalho e diversão era cerca de 10% inferior à verificada a 18 de dezembro.

No mesmo período, observa-se que a utilização de transportes públicos era 11% inferior e que a presença em zonas residenciais cresceu 3%.

O dashboard Covid-19 Insights é uma plataforma que disponibiliza e analisa informação referente à pandemia e aos seus impactos, com recurso a métodos analíticos avançados, que resulta da parceria entre a COTEC Portugal e a NOVA IMS.

Envie este conteúdo a outra pessoa