Covid-19: OMS recomenda corticosteroides só no tratamento de casos graves e críticos 125

De acordo com o novo guia para médicos sobre o uso de corticosteroides em doentes com covid-19 publicado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou a utilização de corticosteroides sistémicos no tratamento da covid-19, mas apenas para casos graves e críticos.

Este documento foi desenvolvido em colaboração com a fundação não-governamental MAGIC, que prestou apoio metodológico no desenvolvimento e divulgação do guia para o tratamento farmacológico da covid-19, e começou a ser preparado no final de junho, quando foi publicado um relatório preliminar do ensaio RECOVERY sobre o impacto dos corticosteroides.

Segundo o documento, a utilização nos pacientes graves e críticos é recomendada independentemente de os doentes estarem hospitalizados.

Já a decisão de não recomendar o uso de corticosteroides em doentes que não estejam em estado grave é justificada pela existência de evidência científica, ainda que com baixos níveis de certeza, que aponta para um potencial aumento da mortalidade entre estes doentes.

Para além deste estudo, a A OMS desenvolveu em conjunto com os investigadores, uma meta-análise de outros sete ensaios sobre o medicamento com o objetivo de fornecer evidências adicionais.

Envie este conteúdo a outra pessoa