Covid-19: Linha SNS24 com um aumento de quase 80% de chamadas este ano 178

A Linha SNS24 recebeu, este ano, mais de 7.000 chamadas por dia, totalizando cerca de 1,9 milhões, um aumento de quase 80% em comparação com o mesmo período de 2019.

“Entre os dias 01 de janeiro e 24 de setembro, o SNS24 atendeu 1.906.644 chamadas. Em comparação com o período homólogo do ano anterior, já foram atendidas mais 840.844 chamadas, o que traduz um crescimento de 79%”, indicam os dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), avançados à agência Lusa.

Segundo o balanço da atividade do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS24), em 2019, a Linha SNS24 atendeu 1.485.808 chamadas.

Este ano, entre março e abril foi registado o maior número de chamadas recebidas, com 381.270 e 234.337, respetivamente.

Em setembro, foram atendidas até dia 24, 232.980 mil chamadas, uma média de 9.700 chamadas por dia, sendo que o tempo média de espera por atendimento ronda os 52 segundos.

Relativamente à Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP), criada a 01 de abril, os dados indicam que recebeu, até 24 de setembro, 37.328 chamadas, 3.125 das quais de profissionais de saúde.

Esta linha destina-se a profissionais de saúde, proteção civil, forças de segurança e população em geral.

“As chamadas estão relacionadas com problemas associados a ansiedade, stress, angústia, medo, sintomatologia depressiva, gestão de emoções e adaptação em situações de crise e, por vezes, à toma de medicação em excesso e ideação suicida”, explicam os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

Relativamente à plataforma de atendimento por videochamada, disponibilizada para cidadãos surdos, esta já realizou 785 atendimentos, entre os dias 21 de abril e 24 de setembro.

O atendimento é feito por um intérprete de Língua Gestual Portuguesa que faz a mediação com o enfermeiro do SNS24.

“Este serviço, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, pode ainda ser utilizado para assegurar a comunicação entre os profissionais de saúde e o doente surdo no Serviço Nacional de Saúde (centros de saúde e hospitais)”, sublinha a SMPS.

A Linha SNS24 “está preparada e é monitorizada em permanência por uma equipa dedicada a 100% para esse efeito”. Neste momento, conta com 1.250 enfermeiros, que trabalham em turnos de quatro a oito horas, tendo ainda disponível uma bolsa de recurso de mais 326 profissionais de saúde.

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