Coronavírus: Número de mortos aumenta para 1.016 0 162

São já 1.016 as vítimas mortais do coronavírus (2019-nCoV), com 108 novas mortes nas últimas 24 horas, indica a Comissão Nacional de Saúde chinesa, citada pela Associated Press.

Assim, segundo o novo balanço apresentado, o número total de casos confirmados é de 42.638, dos quais 2.478 foram confirmados nas últimas 24 horas em território continental chinês.

Para além das 1.016 mortes confirmadas em território continental chinês, há também uma vítima mortal na região chinesa de Hong Kong e outra nas Filipinas.

Estão confirmados ainda mais de 350 casos de contágio confirmados em 25 países. Na Europa, o número chegou na segunda-feira a 43, com quatro novas infeções detetadas no Reino Unido.

Vários países já começaram a repatriar os seus cidadãos de Wuhan, epicentro da epidemia, que foi colocada sob quarentena.

As saídas e entradas estão interditadas pelas autoridades durante um período indefinido, e diversas companhias suspenderam as ligações aéreas com a China.

Doença passa a designar-se oficialmente como Covid-19

Entretanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu mudar o nome oficial do coronavírus para “Covid-19”.

Segundo conferência de imprensa dada pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, esta decisão de mudar o nome partiu da ideia de “usar um nome que seja pronunciável e que não remeta para uma localização geográfica específica, um animal ou grupo de pessoas para evitar estigmatizações.

O nome nasce do acrónimo em inglês da expressão “doença por corona vírus” (‘corona virus disease’).

Esta conferência de imprensa foi dada em Genebra, na Suíça, onde cientistas, investigadores e peritos de saúde pública estão num fórum de dois dias para debater formas de controlar e lidar com o surto do novo coronavírus detetado na China.

Envie este conteúdo a outra pessoa