Cancro Colorretal: Associação Internacional cria primeiro Dia Mundial da doença e lança campanha 0 104

Cancro Colorretal: Associação Internacional cria primeiro Dia Mundial da doença e lança campanha

26 de Março de 2015

A Associação Internacional do Cancro Colorretal (ICCA) lança hoje a campanha de sensibilização Get Tested, no âmbito do primeiro Dia Mundial do Cancro Colorretal. A campanha Get Tested pretende sensibilizar para a importância do teste do biomarcador RAS, nos doentes que são diagnosticados pela primeira vez com cancro colorretal metastático (CCRm), e encorajá-los a debater o teste com o seu médico.

«O teste do biomarcador é essencial para aumentar as taxas de sobrevivência dos doentes recém-diagnosticados com cancro colorretal metastático. Para estes novos doentes é de extrema importância conhecerem o resultado do seu teste antes de iniciar o tratamento», explicou, em comunicado,  Fortunato Ciardiello, presidente da ICCA e presidente da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO).

A campanha é apresentada em Bruxelas, no Parlamento Europeu, através de um White Paper que apela à utilização regular do teste biomarcador RAS, no âmbito de um plano de tratamento oncológico personalizado.

Philippe de Backer, membro do Parlamento Europeu da Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa, referiu que: «o cancro colorretal metastático é um exemplo de que selecionar uma abordagem terapêutica personalizada, através do uso de biomarcadores, pode fazer uma real diferença no sucesso do tratamento dos doentes. Todos os cidadãos, independentemente do local onde vivem, devem ter acesso a este teste após um diagnóstico de CCRm».

Ao nível nacional, a campanha conta com o apoio da Europacolon Portugal; Grupo de Investigação do Cancro Digestivo e ONCO+.

Envie este conteúdo a outra pessoa