BI4ALL desenvolveu Inteligência Artificial para o sistema de gestão de armazém 691

A BI4ALL desenvolveu uma solução de Inteligência Artificial (IA) capaz de interpretar toda a documentação e comunicar diretamente com o sistema de gestão do armazém. Esta solução foi implementada pela Alloga-Logifarma, que recebe diariamente dezenas de abastecimentos de empresas de produção espalhadas pelo mundo.

Com o objetivo de agilizar o processo de inserção da informação em sistema, a BI4ALL desenvolveu uma solução de IA com a informação consolidada numa plataforma, o que torna o processo mais fácil, semiautomático e menos suscetível ao erro.

Em 2020, a Alloga-Logifarma representava 150 laboratórios, o que equivale a 500.000 encomendas preparadas e 100 milhões de unidades enviadas no mercado nacional. Apesar de possuir um sistema de gestão de armazéns, os dados nesta empresa eram introduzidos manualmente, com recurso a “uma pistola de radiofrequência que estava ligada ao sistema de gestão de armazéns”. 

Em comunicado enviado à redação, a empresa garantiu que a solução tecnológica “veio trazer agilidade e eficiência a este processo”. Até ao momento, os operadores apenas liam o código de barras do produto e introduziam, de forma manual, o lote, a quantidade, a data de validade. Agora, se tiverem a packing list – que acompanha a mercadoria -, os dados são introduzidos automaticamente e entram diretamente para o sistema de gestão de armazéns da empresa.

“Os principais benefícios foram a redução do lead time de entrega, o aumento de produtividade, a redução de erros e a antecipação da informação”, referiu João Gomes, diretor de operações da Alloga-Logifarma, citado no comunicado enviado ao portal do Netfarma.

O responsável explicou que “inicialmente houve alguma relutância à mudança por parte dos colaboradores”. Porém, mais tarde, acrescentou que “os intervenientes reconheceram que a solução permitiu uma melhor organização da atividade, o aumento da produtividade, o melhor serviço ao cliente e a redução de custos”.

Assim, a Alloga-Logifarma pretende continuar a investir no desenvolvimento tecnológico, até porque reconhece que “é uma vantagem competitiva face aos concorrentes”.

WordPress Ads

Envie este conteúdo a outra pessoa