Baxter estabelece parceria com a ZeoSys Medical para disponibilizar tecnologia de captação de gases inovadora e sustentável 107

A Baxter, líder global na produção e fornecimento de medicamentos estéreis, anunciou um acordo de colaboração com a ZeoSys Medical para comercializar tecnologia de captação e reciclagem de gases anestésicos. O contrato dota a Baxter de direitos de distribuição em todo o mundo e de uma licença exclusiva para comercializar esta tecnologia fora da Europa, além de uma opção exclusiva de aquisição da ZeoSys Medical.

A tecnologia de recaptação de gás anestésico da ZeoSys Medical consiste em dois componentes: um filtro que separa o gás anestésico do ar expirado para uma captação e armazenamento seguros, e uma unidade de controlo de enchimento , que monitoriza o estado do canister para sinalizar a sua substituição adequada. Ambos os componentes foram desenvolvidos para funcionar com equipamentos de anestesia já existentes e permitem uma instalação simples numa variedade de configurações clínicas, incluindo blocos e salas de cirurgia.

Quando os canisters estiverem cheios, são substituídos pela Baxter, que procede ao envio dos canisters usados para uma unidade especializada que separa o anestésico usado. As duas empresas estão a concluir o desenvolvimento e as aprovações regulatórias para transformar a esterilização e reprocessamento de gases num medicamento licenciado, criando um sistema completo de economia circular para anestésicos inalatórios.

“A Baxter orgulha-se de trabalhar com hospitais e ajudá-los a aumentar a eficiência, reduzir o desperdício e minimizar o impacto ambiental”, referiu Andrew Goldney, vice-presidente da Unidade de Negócio de Medication Delivery e Pharmaceuticals da Baxter na Europa. “Através da formação especializada em administração de anestesia de baixo fluxo, fornecendo gases anestésicos em frascos de alumínio recicláveis e, introduzindo agora, a tecnologia de recaptação de gases, os hospitais podem optar por um anestésico inalatório com base nos benefícios clínicos que melhor respondem às necessidades do doente e aos objetivos de sustentabilidade aliados aos cuidados de saúde.”

Os anestésicos inalatórios são agentes fundamentais na realização de procedimentos cirúrgicos seguros para os doentes. A Baxter é líder no fabrico de produtos para anestesia geral que permitem o controlo intraoperatório preciso e uma recuperação rápida e previsível na maioria dos doentes e procedimentos, ajudando a melhorar a eficiência dos cuidados pós-anestésicos.

Estima-se que esta tecnologia de recaptação de gás anestésico esteja disponível no terceiro trimestre de 2020, num lançamento faseado em países europeus selecionados, com lançamentos futuros noutros mercados em todo o mundo. Os termos adicionais do contrato não foram divulgados.

Envie este conteúdo a outra pessoa