Banco Farmacêutico: Portugueses doaram mais de 10 mil medicamentos 0 95

Banco Farmacêutico: Portugueses doaram mais de 10 mil medicamentos

19 de Fevereiro de 2015

A VII Jornada de Recolha de Medicamentos do Banco Farmacêutico (BF), realizada no dia 14 de fevereiro, permitiu que se angariassem 10.550 medicamentos e produtos de saúde que serão doados a 77 instituições particulares de solidariedade social (IPSS).

As doações realizadas pelos portugueses, avaliadas em cerca de 42.400 euros, serão encaminhados para as IPSS que se associaram a esta iniciativa e chegarão a 79.758 utentes destas instituições.

A campanha de 2015 contou com a participação de 132 farmácias dos Distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora, Beja, Portalegre, Faro, Aveiro, Porto, Vila Real e Bragança.

Com mais farmácias e instituições do que no ano passado, e apesar de ter registado um menor número de voluntários, – cerca de 400 em 2015 contra cerca de 500 em 2014 – «este resultado superou os números da edição anterior e prova que os portugueses mantêm a tradição de ser um povo generoso no que respeita a ajudar os outros», afirmou Luís Mendonça, presidente do Banco Farmacêutico, citado num comunicado.

Em cinco anos de Jornadas de Recolha de Medicamentos tem-se registado um crescimento contínuo do número de farmácias, instituições apoiadas e número de medicamentos recolhidos. Desde 2009, ano em que a iniciativa decorreu pela primeira vez em Portugal, o Banco Farmacêutico já recolheu 50.000 medicamentos e produtos de saúde.

E em 2016 Luís Mendonça ambiciona chegar ainda mais longe. A VII edição da Jornada de Recolha de Medicamentos marcou presença no norte do país pela primeira vez e incluir mais farmácias e instituições é o objetivo do Banco Farmacêutico para o próximo ano.

Farmácias, IPSS ou voluntários que queiram participar na próxima edição desta recolha de medicamentos devem contactar o Banco Farmacêutico, acedendo ao da iniciativa, onde encontrarão mais informação sobre este projeto.

A VII Jornada de Recolha de Medicamentos contou com o apoio de cada uma das farmácias aderentes, da Ordem dos Farmacêuticos, da Associação Nacional das Farmácias (ANF), da Logista Pharma, da Guess What e da Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia.

Envie este conteúdo a outra pessoa