APDP torna-se membro efetivo da Aliança Global para as Doenças Crónicas 206

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) tornou-se membro efetivo da Aliança Global para as Doenças Crónicas (NCD Alliance), focada na sensibilização e prevenção de doenças crónicas não transmissíveis.

“É um enorme orgulho anunciar que temos agora o estatuto de membro efetivo da NCD Alliance. Queremos continuar a promover o combate às doenças crónicas, como é o caso da diabetes, garantindo um melhor acesso à saúde para as pessoas que com esta vivem. Este é mais um passo no caminho que continuamos a traçar para nos tornarmos numa voz cada vez mais ativa e impossível de ignorar”, defende José Manuel Boavida. Em comunicado, o presidente da APDP explica que “a deteção, a triagem e o tratamento destas doenças são ações chave para o sucesso da resposta ao problema que a diabetes continua a representar na nossa sociedade”.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças crónicas matam 41 milhões de pessoas a cada ano, o equivalente a 71% de todas as mortes no mundo. Mais de 15 milhões destas têm entre 30 e 69 anos. As doenças cardiovasculares são responsáveis ​​pela maioria das mortes (17,9 milhões), seguidas pelo cancro (9,3 milhões), as doenças respiratórias (4,1 milhões) e a diabetes (1,5 milhão). Esses quatro grupos de doenças são responsáveis ​​por mais de 80% de todas as mortes prematuras por doença crónica.

Fundada em 2009, a NCD Alliance engloba mais de 2 mil organizações em 170 países. Desta aliança fazem parte organizações não governamentais, associações científicas e profissionais, centros académicos e de investigação, entre outras entidades. A entidade lidera iniciativas e programas globais para capacitar a sociedade civil e obter progressos na prevenção e no controlo das doenças não transmissíveis.

WordPress Ads

Envie este conteúdo a outra pessoa