Zorrinho defende reforço do Plano Europeu de Vacinação 0 45

Zorrinho defende reforço do Plano Europeu de Vacinação

 


19 de abril de 2018

«Temos que ser práticos e capazes de concretizar medidas que melhoram a vida dos cidadãos europeus. A vacinação é um exemplo. É necessária uma concretização rápida, determinada e transparente de um plano eficaz de ação», afirmou ontem Carlos Zorrinho no debate sobre «reservas em relação às vacinas e redução das taxas de vacinação na Europa», que decorreu no Parlamento Europeu.

Sobre esta questão, Carlos Zorrinho endereçou oportunamente uma pergunta escrita à Comissão e interveio no mais recente debate ocorrido em sede de Comissão ENVI. As respostas da Comissão mostram que «estão criadas as condições para que Parlamento Europeu, Estados Membros e Comissão Europeia concretizem políticas consistentes para enfrentar o problema», lê-se num comunicado enviado.

No hemiciclo de Estrasburgo, o Eurodeputado socialista sublinhou a trajetória a prosseguir, prevista na resolução do Parlamento Europeu que deverá passar, em primeiro lugar, pelo reforço da «base legal do Plano Europeu de Vacinação», depois pelo desenvolvimento da «plataforma de compra conjunta de vacinas, que integra desde já 19 estados membros, entre os quais Portugal», seguido da implementação de «práticas de partilha de dados entre estados membros».

Na linha de ação preconizada pela resolução consta ainda a introdução de um tipo de investigação aberta que fomente «a confiança dos cidadãos na fiabilidade das vacinas».

Para o Eurodeputado é fundamental o lançamento de «uma campanha europeia de informação e pedagogia sobre este importante tema para a saúde pública e para a qualidade de vida dos Europeus».

Envie este conteúdo a outra pessoa