VIH: Compra de genérico online continua apesar de a profilaxia já estar disponível no SNS 0 118

VIH: Compra de genérico online continua apesar de a profilaxia já estar disponível no SNS

 


23 de abril de 2018

Apesar do programa de acesso precoce ao Truvada para prevenir a infeção por VIH ter arrancado recentemente em Portugal, ainda há quem admita continuar a adquirir o genérico na Internet até que a profilaxia esteja disponível na comunidade, noticiou o “Público”.

Através de alguns sites é possível encomendar o fármaco proveniente da Índia, para uma morada no Reino Unido. Depois de chegar a território britânico o mesmo é enviado para Portugal.

«Não é possível garantir que o medicamento [que se recebe] é aquele que se encomendou» ou que vem em boas condições, realça Isabel Aldir, diretora do Programa Nacional para a Infeção VIH/sida e Tuberculose.

Comprar medicamentos ilegais ou falsificados através da Internet «não tem implicações legais», mas é perigoso para a saúde, alerta o INFARMED.

A Autoridade Nacional do Medicamento comunicou ao “Público” que quando avaliados os medicamentos intercetados pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), não há registo de um «volume excecional» de medicamentos a entrar em Portugal com a substância ativa do Truvada, comparativamente com outros produtos.

Envie este conteúdo a outra pessoa