Via Verde do Medicamento garante entrega rápida 0 160

Via Verde do Medicamento garante entrega rápida

17 de Julho de 2015

O INFARMED, a Associação de Grossistas de Produtos Químicos e Farmacêuticos (GROQUIFAR), a Associação Nacional das Farmácias (ANF) e a APIFARMA celebraram um protocolo de colaboração para a criação de uma Via Verde do Medicamento destinada a garantir o acesso rápido aos medicamentos essenciais, anunciou a entidade reguladora, em comunicado.

 

Através deste protocolo, as entidades representadas pelas três associações comprometem-se a manter um stock permanente de medicamentos constantes da lista de notificação prévia obrigatória de exportação, que disponibilizarão ao utente munido da respetiva receita médica, num período nunca superior a 12 horas.

 

A Via Verde do Medicamento garante a confidencialidade do utente e todos os elementos relativos às transações estão disponíveis para serem auditados pelo INFARMED.

 

Neste momento, encontra-se em funcionamento um projeto-piloto, no distrito de Coimbra, envolvendo 11 titulares de AIM, 7 grossistas e 147 farmácias. Posteriormente, o sistema será alargado a todo o País.

 

Este protocolo insere-se num conjunto de iniciativas concretizadas pelos organismos oficiais e pelos agentes do setor destinadas a garantir o abastecimento, assim como a prevenir e resolver de forma célere eventuais falhas de medicamentos.

 

Entre essas iniciativas, destacam-se as alterações legislativas que conduziram à criação de uma lista de medicamentos considerados essenciais, elaborada pelo INFARMED, e cuja exportação está sujeita a notificação prévia obrigatória, e também o agravamento das coimas para os casos de distribuição ilegal de medicamentos.

 

Nos últimos anos, foram igualmente reforçados os canais de comunicação, destinados a permitir um conhecimento mais vasto e rápido de situações de falha, de forma a permitir uma intervenção célere e eficaz para a sua resolução. O INFARMED reforçou ainda a atividade inspetiva direcionada às falhas de falhas e criou um gabinete dedicado ao assunto.

 

Envie este conteúdo a outra pessoa