Via Verde do medicamento está em funcionamento a partir de hoje na Madeira 0 78

Via Verde do medicamento está em funcionamento a partir de hoje na Madeira

 


20 de abril de 2018

A Via Verde do Medicamento está desde hoje em funcionamento na Região Autónoma da Madeira (RAM), anunciou o responsável pela saúde regional, numa decisão que a Associação Nacional das Farmácias (ANF) saúda.

«Começa hoje a Via Verde Medicamento na RAM, o que vai permitir que fármacos que eventualmente estejam em falta nas farmácias da comunidade possam ser rapidamente repostos pela associação de distribuidores e pelos grossistas que trabalham no setor do medicamento», declarou o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, à margem de uma iniciativa sobre tratar a dor.

Esta foi uma decisão que a ANF já saudou através de comunicado assinado pelo presidente da organização, Paulo Cleto Duarte, ressalvando que «este instrumento permite resolver de forma expedita falhas de abastecimento de medicamentos essenciais aos doentes».

De acordo com os dados da ANF, em 2017 registaram-se em Portugal 48 milhões de falhas de embalagens de medicamentos no momento em que as farmácias as pediram aos distribuidores, pelo que Paulo Cleto Duarte afirma que «os madeirenses podem contar com as farmácias, para resolver este problema».

Assegura ainda a associação que se mostra «disponível, também, para contribuir para a implementação na Madeira do Regime de Incentivos à Dispensa de Medicamentos Genéricos e do Programa Troca de Seringas, que alcançaram bons resultados no continente».

Envie este conteúdo a outra pessoa