Universidade Nova debate medição dos cuidados de saúde 0 55

Universidade Nova debate medição dos cuidados de saúde

17 de janeiro de 2017

“Medição dos cuidados de saúde baseada em valor” é o tema da Conferência ICHOM da Nova School of Business and Economics, da Nova Medical School e do Centro Hospitalar Lisboa Central, que terá lugar nos dias 10 e 11 de fevereiro, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.

Esta iniciativa foi concebida com o objetivo de debater a necessidade de criar padrões que permitam medir os cuidados de saúde com base no valor que produzem para os doentes e a qualidade dos atos clínicos prestados pelas instituições de saúde em Portugal.

De acordo com João Marques Gomes, CEO da Nova Healthcare Initiative e investigador de gestão e economia da saúde na Nova SBE, «atualmente, existe informação sobre o volume de produção das unidades de saúde. Sabemos quantas cirurgias foram realizadas, quantas consultas foram feitas, quantos doentes estiveram internados, mas não temos nenhuma informação sobre o resultado final, isto é sobre quão bem ficou o doente por consequência do ato clínico e quanto custou conseguir este acréscimo de saúde», lê-se num comunicado.

O ICHOM pretende o desenvolvimento de métricas de saúde que sejam percetíveis para o cidadão comum, focadas nos resultados conseguidos no tratamento da doença e menos no processo.

A conferência ICHOM – “Medição dos cuidados de saúde baseada em valor” irá juntar stakeholders da saúde em Portugal, entre eles e contará também com representantes internacionais do ICHOM e das organizações que o fundaram.

Envie este conteúdo a outra pessoa