Tecnologia 3D portuguesa vai ser usada por cirurgiões dos Estados Unidos 0 295

A empresa portuguesa PeekMed desenvolveu um software com tecnologia 3D que auxilia médicos-cirurgiões a planear cirurgias ortopédicas para minimizar a possibilidade de complicações. Estando já a ser utilizado em mais de 35 países, o programa que utiliza tecnologia 3D vai começar a ser usado em hospitais dos Estados Unidos da América.

Em declarações à “Rádio Renascença”, o presidente da Peekmed, João Pedro Monteiro, afirma que o objetivo «era desenvolver uma tecnologia que permitisse aos médicos fazer todo o processo de planeamento de cirurgias de ortopedia a três dimensões».

A tecnologia avançada do software permite a identificação, com bastante exatidão, da necessidade de cada paciente consoante a sua lesão.

«O sistema permite fazer o planeamento com raio-X, TAC ou ressonância. Quando é utilizado TAC ou Ressonância o planeamento é feito em 3D: essa é uma das funcionalidades. A outra é a possibilidade que damos ao médico de validar as dimensões e o correto posicionamento dos implantes que depois vai utilizar. Portanto, se houver uma substituição de uma articulação, de uma prótese do joelho ou da anca, o sistema permite perceber qual é o implante, qual é o tamanho e onde é que ele deve ser colocado para corrigir o problema do paciente», explica o presidente.

Envie este conteúdo a outra pessoa