SNS com vacinas contra a gripe a partir de 14 de outubro 0 449

A Direção-geral da Saúde (DGS) anunciou numa nota emitida, que o Serviço Nacional de Saúde (SNS), vai ter a partir de 14 de outubro, 1,4 milhões de doses de vacinas contra a gripe para dar gratuitamente a idosos, pessoas em lares ou instituições e para alguns doentes crónicos.

A DGS informa que as vacinas que estarão disponíveis este ano em Portugal, são pela primeira vez tetravalentes, isto é, funcionam para quatro tipos de vírus da gripe (dois do tipo A e dois do tipo B), tendo uma “maior abrangência em relação às vacinas trivalentes anteriormente utilizadas”.

A nota publicada esclarece ainda que “no SNS a vacina é gratuita para os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos, para pessoas residentes ou internadas em instituições, para pessoas com algumas doenças definidas, para profissionais de saúde do SNS e para os bombeiros”, assim como a pessoas entre os 60 e os 64 anos, bem como a grávidas. Nestes casos, a vacina não necessita de receita médica e dispensa também o pagamento de taxa moderadora.

A DGS recomenda a vacinação aos profissionais de saúde e a todos os prestadores de cuidados com “maior probabilidade de exposição e de transmissão da gripe a pessoas com maior risco de complicações”.

As vacinas para além de estarem disponíveis no SNS, vão estar também nas farmácias comunitárias, mediante receita médica.

A DGS recomenda ainda que as vacinas sejam administradas de preferência até final do ano.

Envie este conteúdo a outra pessoa