Risco de AVC e ataque cardíaco devido a produtos de testosterona avaliado nos EUA 0 41

Risco de AVC e ataque cardíaco devido a produtos de testosterona avaliado nos EUA

03-Fev-2014

A Food and Drug Administration (FDA) está a investigar o risco de acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e morte em homens que tomam produtos de testosterona aprovados por aquela entidade.

Em comunicado emitido sexta-feira, a FDA refere que tem vindo a acompanhar este risco e decidiu reavaliar esta questão devido à recente publicação de dois estudos distintos em que se sugere um aumento do risco de eventos cardiovasculares entre os grupos de homens prescritos terapia de testosterona.

«Estamos a fazer este alerta enquanto continuamos a avaliar as informações a partir desses estudos e outros dados disponíveis. Comunicaremos as conclusões e recomendações finais quando a avaliação for concluída», refere o mesmo texto.

De acordo com a FDA, neste momento ainda foi concluído que o tratamento com testosterona e aprovado pelo organismo aumenta o risco de acidente vascular cerebral, ataque cardíaco ou morte, alertando que «os pacientes não devem parar de tomar produtos de testosterona prescritos sem antes discutir quaisquer questões ou preocupações com os seus profissionais de saúde».

«Os profissionais de saúde devem considerar se os benefícios do tratamento com testosterona e aprovados pelo FDA ultrapassam os riscos potenciais do tratamento», indicou.

De acordo com a “Lusa”, a administração indica ainda que a informação de prescrição nos rótulos de medicamentos de produtos de testosterona aprovados pela FDA deve ser seguida.

«A testosterona é uma hormona essencial para o desenvolvimento do crescimento do sexo masculino e características masculinas», explica.

Envie este conteúdo a outra pessoa