Retirada do mercado do autoteste covid-19 do fabricante Genrui Biotech 1960

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), emitiu uma circular informativa a indicar a retirada do mercado de um autoteste covid-19 do fabricante Genrui Biotech, porque a rotulagem não estava de acordo com a versão aprovada.

“O Infarmed, I.P. teve conhecimento da existência de um teste rápido de antigénio, destinado ao autoteste, do fabricante Genrui Biotech Inc. (SARS-CoV-2 Teste de Antigénio), cuja rotulagem indicava REF 52112086, 1 teste, não correspondendo à versão aprovada pelo Infarmed. Esta rotulagem apresentava incorreções, no que respeita à referência do fabricante atribuída para a apresentação de 1 teste, à legenda da figura relativa aos resultados possíveis e seu significado, tendo sido ainda verificadas diferenças na disposição da informação na rotulagem”, indica a nota divulgada.

Como tal, decidiu “ordenar a retirada imediata do mercado, bem com a cessação da comercialização por razões de precaução e zelo pela saúde pública da apresentação de 1 teste SARS-CoV-2 Teste de Antigénio com a referência 52112086 do fabricante Genrui Biotech Inc”.

Caso se pretenda confirmar as rotulagens aprovadas, o portal do Infarmed disponibiliza essa informação, na página “Autotestes destinados à deteção do antigénio do vírus SARS-CoV-2“.

Pode consultar a Circular Informativa aqui.

 

Envie este conteúdo a outra pessoa