Representantes dos profissionais de saúde pedem equipamentos 238

Doze organizações europeias que representam os profissionais de saúde que se encontram no terreno a combater a pandemia de covid-19, reuniu-se para avaliar a situação atual.

Segundo um documento divulgado no Linkedin da EAHP – European Association of Hospital Pharmacists, uma das maiores preocupações que surgiu nesta reunião tem a ver com a falta de Equipamentos de proteção individual (EPI) em quase todos os Estados-Membros. A baixa disponibilidade de equipamentos médicos (ou seja, ventiladores e máquinas de ECMO) também foram denunciados.

As organizações defendem que todos os países devem trabalhar juntos e garantir que o equipamento médico e os medicamentos necessários cheguem onde é preciso, assim como devem unir recursos e harmonizar protocolos de prevenção para garantir a proteção de vidas.

Outra das preocupações apresentadas tem a ver com todos os profissionais que estão no terreno. Em primeiro lugar, defendem a necessidade de que todos os que trabalham em hospitais e em comunidades a obrigatoriedade de fazer o teste para o coronavírus. Por outro lado, não esquecer as condições normais de trabalho, com pausas e folgas entre turnos.

Para além disso, as organizações apelam a que sejam implementados serviços de suporte apropriados, pois trabalhar nestas condições afeta também a saúde psicológica.

No documento divulgado, as organizações terminam por apelar a que Comissão Europeia entrem em diálogo com os profissionais de saúde que estão no terreno, de modo a que sejam compartilhadas experiências e melhores práticas para o combate da pandemia por covid-19.

Nesta reunião participaram a The European Association for Senior Hospital Physicians (AEMH), The Council of European Dentists (CED), European Council of Medical Orders (CEOM), Standing Committee of European Doctors (CPME), European Association of Hospital Pharmacists (EAHP), European Federation of Nurses Associations (EFN), Junior Doctors all over Europe (EJD), European Midwives Association (EMA), European Federation of Public Service Unions (EPSU), European Respiratory Society (ERS), European Federation of Salaried Doctors (FEMS) e European Union of Medical Specialists (UEMS).

Envie este conteúdo a outra pessoa