Por todos, por uma Ordem jovem e com futuro! 346

Esta candidatura surge motivada pela convicção de que a mudança é necessária e urgente. Preocupa-nos o futuro da profissão. Preocupa-nos a falta de valorização do trabalho do farmacêutico como profissional de saúde. A necessidade de criar novos caminhos, acessos e serviços para os Farmacêuticos a nível das farmácias, mas também valorização do Farmacêutico a nível Hospitalar, Indústria, Análises e todos os setores onde possamos ser uma mais valia como por exemplo, ao nível da fitoterapia, da veterinária e em todos os locais onde esteja o medicamento.

Surge por entendermos que a Ordem dos Farmacêuticos, concretamente a Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas caminha para um futuro que se avizinha totalmente comprometido.

O presente a que assistimos é revelador de um futuro que deixa de fora temáticas pertinentes e estruturantes para a nossa profissão bem como a defesa das condições mínimas para o exercício da mesma. O afastamento dos mais jovens à Ordem, a desvalorização da discussão sobre temas relevantes para a profissão, a realização de ações de formação em quantidade sem preocupações mínimas com a pertinência, relevância e qualidade, a falta de aconselhamento e acompanhamento jurídico e legal, entre outros.

Candidatamo-nos por e para garantir que os farmacêuticos terão uma secção interventiva, participada e que acima de tudo e todos defenda e projete os farmacêuticos como profissionais de saúde que são.

Esta candidatura, vai muito para além de mim, que sou como muitos dos colegas apenas um farmacêutico comunitário. Surge sim de um movimento e vontade coletiva que ultrapassa as caras que compõem esta lista – lista H. É um movimento que parte dos mais jovens que disseram presente e têm por objetivo representar todos os farmacêuticos desta secção. Queremos que esta secção agarre os que já estão descrentes do papel da OF nas suas vidas e que como muitos de nós pensam que a OF nada mais lhes serve se não para a cobrança de quotas.

De tudo faremos para que esta secção seja ativa, inclusiva e integradora e que assente o seu crescimento orgânico pela participação e articulação com todos os farmacêuticos.

A equipa que reunimos foi escolhida de forma a abranger várias faixas etárias,  diferentes setores de atuação do Farmacêutico e respeitando a distribuição geográfica, já que temos representantes na nossa equipa de diferentes localizações e origem.

Reunimos nesta equipa a experiência, irreverência energia e motivação para por todos e com todos garantir uma ordem jovem e com futuro.

Em termos programáticos, a nossa proposta é centrada em 2 níveis de atuação: O farmacêutico e a Secção que convido a consultar nas nossas redes sociais https://www.facebook.com/OFSulRA

De uma forma muito sucinta, para o farmacêutico trabalharemos, entre outros, para que seja visto como um profissional de saúde que vai muito para além da dispensa de medicamentos, para que integre equipas multidisciplinares junto de outros profissionais, para que implemente a consulta farmacêutica, para que assuma cargos em órgãos de gestão de unidades de saúde, para que implemente as mais valia que pode acrescentar nos cuidados domiciliários, para que não possa ser substituído por qualquer outro profissional  de saúde nas funções que desempenha e domina como nenhum outro.

Para a secção regional do Sul e Regiões Autónomas propomos que acima de tudo e em primeiro plano esteja sempre o farmacêutico. Acreditamos numa secção que deverá promover a proximidade a todos os farmacêuticos e a partilha entre colegas das diferentes áreas, que esteja sempre de portas abertas para escutar e responder às sugestões e preocupações dos seus associados, que proporcione ferramentas de gestão e progressão de carreira, que desenvolva projetos piloto nas áreas da intervenção farmacêutica e que promova a aproximação às unidades de cuidados de saúde primários bem como à comunidade em que está inserida para a promoção da literacia na saúde. Uma secção de portas abertas aos farmacêuticos e à sociedade em geral.

Esta é uma equipa que se apresenta – Por todos os farmacêuticos. Para que juntos falemos a uma só voz e ganhemos a força necessária para credibilizar o papel do farmacêutico na saúde das pessoas e dos doentes e para que o sistema nacional de saúde nos reconheça como profissionais de saúde que efetivamente somos.

Por todos.
Por uma ordem jovem e com futuro

Sérgio Joaquim
Candidato a Presidente da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas – Lista H

Envie este conteúdo a outra pessoa