OMS: Número de casos de sarampo bate recorde na Europa 0 178

OMS: Número de casos de sarampo bate recorde na Europa

 

 

21 de agosto de 2018

No primeiro semestre deste ano, foram registados 41 mil casos de sarampo na Europa, um número que bate os recordes da última década, segundo avançou a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Os dados recolhidos entre janeiro e junho deste ano, demonstram que sete países registaram mais de 1.000 infetados, nomeadamente França, Grécia, Itália, Rússia, Sérvia, Geórgia e Ucrânia, tendo este último sido líder destacado, com mais de 23 mil casos.

De acordo com os relatórios mensais dos Estados-membros, acedidos pela agência “Lusa”, são referidas 37 mortes por sarampo este ano, sendo a Sérvia o país mais afetado, com 14 casos mortais.

Este aumento do número de casos de sarampo é para a diretora regional da OMS, Zsuzsanna Jakab, uma situação «dramática», tendo apelado a todos os países da zona europeia para aplicarem, de imediato, «medidas apropriadas ao contexto para evitar que a doença se propague ainda mais».

A OMS frisou que o vírus do sarampo é «extremamente contagioso» e que, para prevenir surtos, é necessário, «pelo menos, uma cobertura de imunização de 95%», com duas doses de vacina a cada ano, em cada comunidade.

Envie este conteúdo a outra pessoa