OF distinguiu farmacêuticos, personalidades e instituições 151

No passado dia 25 de setembro, nas comemorações do Dia do Farmacêutico, a Ordem dos Farmacêuticos (OF) decidiu homenagear vários farmacêuticos, personalidades e instituições.

A homenagem foi feita na Sessão Solene Comemorativa do Dia do Farmacêutico 2021, que se realizou este sábado, dia 25 de setembro, no Museu Machado de Castro, em Coimbra.

A OF atribuiu a Medalha de Honra à Autoridade Nacional de Saúde e Produtos de Saúde (Infarmed), “como reconhecimento da missão que vem prosseguindo ao longo dos seus 28 anos de história, ao garantir a segurança dos cuidados de saúde prestados aos portugueses”, explicou a Ordem, no seu portal.

Foi também atribuída a Medalha de Honra ao ex-ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e ao ex-bastonário da OF, Carlos Maurício Barbosa.

Para além das Medalhas de Honra, Ana Paula Martins, bastonária da OF, propôs um reconhecimento público para o seu antecessor, o bastonário da OF entre 2009 e 2016, Carlos Maurício Barbosa, “pelo desenvolvimento de um trabalho determinante para o prestígio e a credibilidade da instituição e da profissão junto dos parceiros, decisores e da sociedade em geral.

A Sessão Solene Comemorativa do Dia do Farmacêutico 2021 ficou ainda marcada pela homenagem à task force responsável pelo Plano de Vacinação contra a covid-19. Não só ao ao vice-almirante, Henrique Gouveia e Melo, que esteve presente no evento, mas também aos farmacêuticos que têm vindo a colaborar nesta ação.

Nesse sentido, a OF decidiu também homenagear a Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia (APEF), pela mobilização dos estudantes de Ciências Farmacêuticas como voluntários para apoio à atividade das farmácias hospitalares, farmácias comunitárias e laboratórios de análises clínicas durante a pandemia de covid-19.

O evento terminou com uma tradição com mais de 30 anos da OF: a atribuição das Medalhas dos 50 anos de Profissão aos farmacêuticos que concluíram a sua formação académica em 1971 e o Prémio Sociedade Farmacêutica Lusitana aos jovens estudantes finalistas do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas que obtiveram as classificações mais elevadas durante o último ano letivo.

Envie este conteúdo a outra pessoa