Novas vacinas no PNV a partir de outubro de 2020 0 615

A partir de outubro de 2020, o Programa Nacional de Vacinação (PNV) vai incluir novas vacinas. O anúncio foi feito pela Direção-geral da Saúde (DGS) e pelo Ministério da Saúde, que avançou que a vacina contra a meningite B passa a ser gratuita, assim como a do papilomavírus, que é alargada aos rapazes.

Sendo assim, as crianças que nasceram em 2019 poderão em outubro de 2020 iniciar o esquema de vacinação contra a meningite B de forma gratuita, e fazer as três doses da vacina caso ainda não tenham levado nenhuma. Lembrar que esta vacina é dada aos dois, quatro e 12 meses, e pode ser administrada até aos cinco anos. A DGS estima que todos os anos sejam vacinadas cerca de 85 mil crianças.

A Vacina contra infeções por vírus do papiloma humano (HPV) passa a ser gratuita e a incluir todos os rapazes, sendo dada aos 10 anos em duas doses. Os nascidos a partir de janeiro de 2009 já estão incluídos. A DGS estima que sejam vacinados por ano cerca de 40 mil rapazes.

Outra das vacinas que vai integrar o PNV é a vacina contra o rotavírus, o vírus que provoca gastroenterites, mas apenas para grupos de risco que ainda não estão definidos.

O anúncio da inclusão destas vacinas no PNV foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, António Sales, e pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

Envie este conteúdo a outra pessoa